No dia 28 de Março de 2025 teve lugar, em Maputo, o evento de lançamento oficial do apoio do Mitigation Action Facility (MAF) ao Programa Nacional de Gestão Sustentável de Resíduos – ValoRe. Esta iniciativa representa uma resposta do Governo de Moçambique aos crescentes desafios do sector de resíduos urbanos. Para além de anunciar e dar visibilidade ao apoio mobilizado, o evento assinalou o início das actividades preparatórias e a constituição da Comissão Técnica de Coordenação do programa.
O lançamento do apoio do MAF ao ValoRe foi oficializado por Sua Excelência Secretário de Estado da Terra e Ambiente, Dr. Gustavo Sobrinho Dgedge, que destacou a importância da participação intersectorial como sinal claro de um novo rumo na gestão sustentável dos resíduos sólidos urbanos — não apenas enquanto desafio ambiental, mas também como oportunidade económica, com potencial para a geração de emprego e rendimento, sustentada por parcerias crescentes entre o sector público e o sector privado.
O evento contou com a participação de mais de 70 pessoas, oriundas de diversas instituições públicas (a nível central e municipal), operadores privados, instituições financeiras, parceiros de cooperação e organizações da sociedade civil.
Além da representação ao mais alto nível dos parceiros implementadores do programa ValoRe – nomeadamente o Ministério da Agricultura, Ambiente e Pescas (MAAP), o Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável (FNDS), a Associação Nacional dos Municípios de Moçambique (ANAMM) e a Enabel, Agência Belga de Cooperação Internacional – destaca-se igualmente a presença dos Conselhos Municipais de Nampula, Nacala e Pemba, municípios-alvo desta intervenção.
Marcaram ainda presença representantes do Ministério das Finanças, de bancos comerciais, de parceiros de cooperação, bem como operadores do sector privado, entre outras entidades da sociedade civil.
